segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ataque a um bando de macacos Barrigudos

Gaviao Preto em ação

Este Gavião de coloração tendente ao negro, com pequenos detalhes brancos, tem o tamanho médio, mas é um eficiente caçador de macacos.Seus alvos prediletos são os Barrigudos [Porque são lentos] e os Gauribas [ Bugios ] que costumam ficar deitados cedo das manhãs,em cima de galhos em volta do líder enquanto ele, lança nos ares seus urros, que são apoiados pelo canto do bando todo. Este canto é ouvido ha grandes distancias, e na época dascheias, ultrapassa os tres quilometros dentro do s Igapós, [a mata submersa].Nestes momentos, estão com a guarda aberta, e de certa forma ficam vulneráveis.  Costuma ser visto voando em círculos por sobre o local onde se desloca um bando de macacos.  Os caboclos e índios, comem sua carne, e dizem que é mais saborosa que carne de Galinha.  Dificilmente ví um deles em áreas de várzea, estão sempre nas terras firmes.
Existe aqui na região do rio Eiru, uma quantidade expressiva de Gaviões , sendo o maior de todos o grande Gavião Real,[Harpia] seguido do Gavião Pescador, depois este do desenho, um marrom, com a cabeça  e o pescoço branco, e outros pretos, cinza, e uns pequenos, de cor marrom, branco e cinza. Essas poses de Macacos em fuga, e de ataques de Gaviões, são caracteristicas, e vez por outra aparecem em meus desenhos.
Quando um bando de macacos é detectado, o Gavião fica voando bem baixo, logo acima das copas das árvores e isto provoca um verdadeiro caos nos animais que então, aterrorizados, pulam para todos os lados aos gritos.Esta situação proporciona ao atacante, uma avaliação atenta para descobrir os macacos que estejam mais vulneráveis, e fáceis de serem capturados. Quando surge um espaço maior entre as folhagens das árvores , o ataque acontece, e em cada dez ataques, oito, são bem sucedidos. Estas aves de rapina, tem como parte de suas asas, plumas macias  que tornam seu vôo, silencioso, e seu ataque mortal.
                                                   
                                                             Ecy  Monte  Conrado 
                  Se não preservarmos, logo deixaremos de ver cenas como esta em nossas Florestas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário