quarta-feira, 28 de março de 2012

A beleza da Liberdade.


Já postei este desenho antes, mas um fato ocorrido hoje aqui no quintal de minha casa, me fez trazê-lo de volta para ilustrar o que vou contar.  Saí com minha mulher para fazer umas compras, eram dez horas da manhã, e o sol [apesar deste periodo de chuvas], estava brilhando. Demoramos cerca de uma hora, e quando chegamos fomos olhar algo que se debatia embaixo de uma Ingazeira próximo a casa.  Era um pequeno Curió, que lutava para se livrar do ataque de centenas de formigas Vermelhas, uma espécie muito agressiva e carnívora que hoje em dia infesta a cidade de Eirunepé, e que a população chama: Formigas do Envira, por ter sido de lá que elas vieram nas canoas transportadoras de mercadorias. Com um graveto, mexi com o passarinho e logo depois, mesmo sendo ferroado por várias formigas, junto com minha mulher consegui livrar o agonizante animalzinho. Então descobrimos que sua pele fininha havia sido arrancada na parte do peito logo abaixo da asa, e no esforço que fez para se livrar de um galho coberto por "Visgo", uma cola doméstica que é feita de resina e cola industrial. São armadilhas que colocam aonde, estão os animaizinhos e então os espantam para que algum pouse no galho melado e fique preso. Com o esforço para se libertar, acontece casos como este de ficar no galho um bom pedaço de pele com penas do bichinho, e então as vorazes formigas atacam e em pouco tempo matam a vítima e a devoram. Tambem usam gaiolas com passarinhos dentro que , são colocados perto do bando como isca. Na sua grade tem o "visgo" e quando um passarinho ouve o canto do que está preso, acha que é um desafio de outro por território, e se aproxima para brigar, então fica preso e o dono da gaiola de imediato corre para captura-lo. A ação criminosa deste ato, é vista por muitos com uma total indiferença, e isto serve de amparo a continuidade isenta de qualquer punição por parte das autoridades .Vejo quando bem cedo nas manhãs, os Curiós, Sabias, Sanha açu e Bem-te-vis, cantam e alimentam os filhotes.  A Natureza se quieda muda para ouvi-los, e a harmonia de suas sonoridades, cria um clima de paz no espirito das pessoas de bem.  O passarinho que resgatamos das formigas, não sobreviveu. Tinha sido atacado por muitas.  Sua ferroada doi muito, tem um poder muito forte de toxina e ele não resistiu mais que uma hora. Então, em sua homenagem. estou retornando este quadro, para mostrar que o belo ainda tem admiradores. Muitos são os caçadores de passarinhos que não gostam de mim porque eu não permito que coloquem suas armadilhas em minha cerca. Em meu quintal, tem um trecho que conservo o capim alto, pois produz um tipo de semente diminuta, que eles comem.Formam-se bandos imensos, que pelo menos aqui dentro, estão seguros e em paz. No meu desenho, o cuidado de pais com seus filhotes.

                                                        Ecy  Monte   Conrado 

   Se cada ser humano, parasse um pouco para ver um passarinho voando, construindo um ninho, e ouvisse com atenção o seu canto livre, não existiriam gailoas, nem armadilhas fatais para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário