quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Casa de meus pais nos idos de 1956

Este é um desenho ffeito totalmente  preso a natural memoria que tenho de minha casa  no melhor periodo de minha vida; a minha infancia. Nem sei como definir seu estilo, sei que de inicio era apenas este bloco central e, que ao passar do tempo as necessidades de acolher  mais pessoas,[minha avó paterna viveu os seus últimos anos de vida conosco e para ela foi construido esta aba do lado esquerdo. A aba direita surgiu para o casal,meus pais. e as outras dependencias para dormir ficavam na parte superior acomodava todos os filhos que aqui moravam, pois meu irmão Vinicius, desde muito cedo residia em Manaus ]           Era um tempo bom, de tranquila serenidade, com os valores humanos sendo respeitados, oriundos de  uma educação doméstica rigorosa,que acontecia em todas as famílias mesmo as mais humildes. Infelizmente, uma moça que trabalhou como auxiliar de  doméstica com minha mãe, destruiu com fogo todo um acervo de fotos que existia sobre a família.  Não por maldade, mas por displicencia ela resolveu queimar  umas caixas com papeis, e em uma delas os albuns de fotos foram tambem consumidos pelo fogaréu.  Ficou a lembrança...retida no arquivo das  mais importantes fases de minha vida, ao ver este desenho, viajo revendo meus velhos, meus irmãos, relembro amigos, fatos, datas e tudo o mais que povoa este mundo da saudade.      Hoje, Eirunepé não guarda mais nada desta Cidadezinha. Seus antigod prédios residenciais, casas simples, mas verdadeiros museus de historia, cederam lugar a construções modernas bonitas e caras. A sua infraestrutura atual, obedece os padrões de uma Cidade moderna embora  que pequena. Mudou tambem a maneira de ser das pessoas, a população nesta explosão demográfica do mundo todo,acompanhou a agilidade das inovações e trouxe além da modernidade, da tecnologia, a desvalorizaão de muitos conceitos éticos, de muitas regras agora rotuladas de "brega"mas que tornavam aqueles tempos, além de romanticos, bem mais humanos.       Perdoem o  Saudosismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário