sábado, 31 de março de 2012

Curiosidades da Selva.

Quando o verão é forte, nos meses mais secos, ao caminhar pela floresta a noite, parece que estamos pisando em Estrelas. São folhas em decomposição, que ficam cobertas por Fósforos, e brilham no escuro, ficam Fluorescentes, oferecendo aos nossos olhos um efeito especial muito bonito.
                                                 
Você sabia que os Indios fazem seus arcos, de uma pequena palmeira chamada Ubim?  todos pensam que usam outras madeiras que são usadas pelos pescadores brancos. esta palmeira ofereçe um arco leve e muito resistente.
                                                                                                                                                       Tambem no verão forte, quando as raizes das árvores ficam expostas sem a camada protetora de folhas molhadas e macias,o solado dos pés de alguns seringueiros ficava tão grosso que rachava e os impedia de andar.  
                                                                                                                                                     
Quando uma pessoa cria um Jacamim, e tiver em seu quintal, algumas Galinhas, deve obeservar que,quando a Galinha estiver com Pintinhos pequenos, o Jacamim, se for fêmea, tomará os pintos e cuidará deles tão bem quanto a Galinha. O único incoveniente é que, na hora de dormir ele os abandona, pois só dorme bem alto alojado em árvores frondosas.  Se for um macho, ele não toma os pintos, mas de tudo que conseguir de comida irá dividir com as pequeninas aves. É um animal valente e não perde uma briga nem para um Galo nem tampouco para um Pato.
Por  conta deste comportamento, nos seringais, se costuma chamar as pessoas que criam filhos de seus parceiros de JACAMINS. 
                
Existe uma planta chamada OACA, quando os igarapés estão secos [com pouca água], os ribeirinhos coletam uma quantidade expressiva destas folhas, e fazem um buraco no chão, onde a terra for bem dura, e colocando-as dentro, acrescentam farinha de mandioca e amassam, socam esta mistura criando uma pasta, que será colocada dentro de uma lagarta grande [virada pelo lado do avesso], então ela é cortada em rodelas, que são atiradas n'água, em locais de remanso e logo surgirão peixes, principalmente Piaus, completamente aturdidos, e embriagados, que são facilmente capturados pelos pescadores. O efeito da droga é curta e em questão de dez minutos, acaba.
                                                          Ecy Monte Conrado 

                                 Descubra  mistérios da  Amazônia, VISITE-NOS!!!

Um comentário:

  1. Boa noite, fico feliz em encontrar mais pessoas que curtem e respeitam o tema abordado em vosso Blog.
    Parabéns pelas publicações.

    Visite meu Blog
    http://rondoniaarqueologiacaseira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir