quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Mais Ciganas.



            Eu lembro, quando ainda era menino, e meu Pai me levava com ele em uma quinzena até o primeiro seringal dos quatro que existiam no nosso Rio Eiru. Era sempre que eu vinha de férias, e quando passavamos no igarapé "sangradouro" do Lago Grande, que fica em frente a cidade, mas tem sua ligação com o rio Eiru, sempre encontravamos um grande bando destas belas aves. Neste tempo elas não eram perseguidas e seu bando chegava a mais de Cem animais.Seu canto soa como um grasnar, não é muito alto, mas com a quantidade de individuos, era fácil ouvi-las de longe.  Animais dóceis, não fugiam a aproximação do homem, e isto lhes causou quase a exterminação, se é que não está acontecendo agora. Tornou-se uma ave rara de se ver, e muito arisca quando enxerga algum humano.  Tem o tamanho de uma galinha pequena, e como eu disse em outra postagem, sua carne é muito apreciada pelos indios e caboclos.                          De suas penas se despreende um forte e desagradável cheiro, o que não serve no entanto, para desistimular a caça.  Sua coloração é predominante marrom, com pequenos traços negros e brancos, o que a torna um belo animal.
                                                           Ecy Monte Conrado



              Cada animal que sua raça se extingue, mutilamos a obra suprema de Deus o Criador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário