sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Minha cidade, Eirunepé Am. Brasil

Na realidade, eu nasci em Manaus a Capital do Estado, mas a Minha Cidade, é EIRUNEPÉ, é acidade  onde cresci, onde passei a maior parte da minha infancia, vivenciando a tranquilidade e a pureza de uma Provincia, com suas limitações no que concerna a desenvolvimento, mas que esbanjava qualidade de vida humana, onde todos se gostavam e respeitavam.  Encravada no vale do Rio Juruá, ela se situa estratégicamente um pouco acima da Foz do rio Tarauacá, o maior afluente do Juruá que nasce no estado do Acre, já próximo ao vizinho Peru. O Juruá por merecimento é considerado o rio mais sinuoso do mundo. Visto de dentro de uma aeronave, se tem a impressão que uma imensa e interminavel cobra se contorce e se alonga entre a floresta. Seus afluentes seguem este mesmo ritmo geográfico. Logo acima da Foz do rio Tarauacá, bem perto  da Cidade, fica a Foz do rio Eiru, um rio altamente produtivo em borracha, que por muitas décadas foi o sustentáculo da economia local. Todos os rios da região são de água barrenta, e o Tarauacá, quando sofre os  primeiros "ripiquetes"[primeiras cheias do rio que estava quase seco no verão] fica com sua água tão cheia de detritos de terra que não é possivel ser consumida se antes não deixar decantar  por  uma ou mais horas, a água colhida em um vaso. Apesar da  poluição que já ocorre na região, embora em pequena quantidade, os habitantes locais bebem agua colhida diretamente do rio e sem nenhum trato, e, não tente  falar que  não deve ser feito isto, ou que precisa ferver ou adicionar cloro, porque eles simplesmente vão ignorar suas recomendações, e ainda vão ficar fazendo  zombaria de suas preocupações. Muito Piscosos, neles se encontram uma imensa variedade de espécimes de bons peixes, tais como: Tambaqui, Pirarucu, Surubim, Matrinchã, Cuiu-Cuiu, Pescada, Pacu, Piau, Mandi e outras centenas de espécies que sozinhas encheriam uma página deste texto.É necessário que se diga que os peixes estão sendo exterminados. Uma ação proibitiva existe para algumas espécies e agora no Governo de Dona Dilma ela gentilmente acabou com os poucos postos do IBAMA que era o que ainda refreava a gana de exterminio que existe por aqui.Algumas espécies como o Pirarucu estão proibidos permanentemente, mas qualquer hora que alguém tiver dinheiro pode compra-lo seco em postas que chamam Manta, ou mesmo fresco vendido na rua em carrinhos cobertos. Outras espécies tambem eram fiscalizadas, principalmente na época da desova, mas sempre tem alguém burlando a lei e vendendo o que quer.. Antigamente era comum se ver Tambaquis de Trinta kgs ou mais, agora os que são pescados nos rios e lagos da região dificilmente ultrapassam os quinze quilos.  
CONTINUARÀ em nova POSTAGEM.

2 comentários:

  1. Oi, temos acompanhado seu blog com certo interesse. Gostariamos de um contato com você. Se possível, me contacte pelo jether@jether.com para a gente se conhecer. Obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Valéria, desculpa o atraso do retorno de sua postagem. Gostei de saber de seu interesse pelo Blog, e vou procurar uma forma de me comunicar com vc. Desculpa a falta de conhecimento de Informática tão comum aos dias de hoje, é que, um velho poeta, desenhista, ex seringalista, e sonhador, muitas vezes vive alheio as rápidas mutações evolutivas , do hoje. Foi um prazer, e conte comigo.

    ResponderExcluir