sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Depois das compras na Cidade, a volta ao lar.
Com o esfacelamento do poder aquisitivo da Borracha, com a falta de um apoio do Governo Federal, ficou insustentável aos antigos Regatões [comerciantes itinerantes que subiam e desciam os rios comprando Borrachas e vendendo todo tipo de mercadorias.]. Existe muitas Madeiras, mas o Governo proibe a extração, pesca tem várias regras a seguir, algumas absurdas, caçar nem pensar, e ainda criaram pequenas vilas que denominaram "Comunidades", que trouxe para um só local pessoas de longe que não tinham [nem tem] nenhuma afinidade entre si, o que torna muito complicado, tanto para a produção Rural quanto ao próprio relacionamento, além das imensas glebas de terra que ficaram sem nenhum morador. Os habitantes destas Comunidades, se deslocam então até a Cidade mais próxima e lá compram seus mantimentos.
Posando para ficar bem conhecido
Este é o meu camim, em uma Pôse bem caracteristica de seu jeitão de ser. Não dividem que ele é um animal valente e chega a suprir a falta de um cão de guarda. Aprende a gostar do dono, e lhe é fiel. Sua alimentação quando domesticado, é variada e não é muito exigente apesar de ter uma forte preferencia por Minhocas. No quintal, sempre existem pedaços de madeira que ficam jogados e, quando começam a se apodrecer, sempre se formam rés ao chão, núcleos de pequenos besouros que chamamos Tatuzinhos, e os Jacamins, adoram eles, e as minhocas que cavamos com uma Inchada. As vezes, precisamos delas para fazer iscas de pesca e é muito difícil conseguir tira-las sem que ele interfira na colheita. Observem como ele tem os olhos muito bonitos.
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Depois de um banho bem molhado, o sol!
Depois de um banho bem molhado, onde as penas foram limpas uma a uma pelo afiado e hábil bico,nada como um pouco de sol para aquecer o corpo, e enxugar de vez as penas. Neste banho de sol, ele fica constantemente mudando de posição, para a direita, para a esquerda, levanta um pouco, torna a deitar e assim sempre com as asas abertas ele consegue ficar limpo e seco. Na selva, este banho é um tanto quanto complicado, pois são muitas aves que querem ao mesmo tempo e as clareiras são raras e difíceis de encontrar. Além de não ter muito espaço existe ainda a possibilidade de sempre ter um predador por perto.
sábado, 25 de agosto de 2012
Banho do Camim
Quando está no seu habitat, este pássaro anda em bandos de até cem indivíduos. São aves que vivem a maior parte do tempo no chão, só sobem para as árvores se estiverem em perigo. São muito ligados a água,e durante o dia o bando toma uns seis banhos, e quando ocorre esta verdadeira festa, ficam uns oito ou mais vigiando os arredores trepados em árvores próximas. Costumam cantar durante a noite, e se a lua estiver aparecendo no céu da Amazônia, parece o dia e eles cantam de hora em hora. Os nativos, índios e caboclos, os comem, apesar de ser a ave mais difícil de arrancarr as penas, na verdade pequenas plumas macias e muito resistentes. Na formação de seu esqueleto se encontram alguns ossos semelhantes a espinhas de peixe, o que é comum em aves pernaltas e que se alimentam de peixes na Amazônia. Muitas vezes os caçadores atiram neles e não os matam na hora, eles caem feridos, e se o tiro não tiver afetado um osso da perna ou um lugar mortal, será impossivel captura-lo pois corre demais e tem uma facilidae incrivel de se esconder entre as folhas do chão. Quando criado desde novinho, se adapta muito bem, reconhece seu dono, é valente com estranhos em seu território, e costuma brindar seu dono com uma reverencia que faz quando o mesmo esté andando onde ele esteja, pois corre e se deita entre os pés do dono com as asas estendidas e fazendo uma cantoria baixinha..
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Ainda sobre a Exposição que Aconteceu em Setembro de 2011
Nesta foto, o Sr. Prefeito admira a obra do retratista Franklin, tece seus comentários, e agradecendo a participação. incentiva nosso artista a continuar. Nesta segunda foto, são as belas Poesias do Escritor e poeta ALFREDINHO, que depois de lidas pelo Prefeito, foram agraciadas com palavras merecidas de elogio e incentivo. Nesta terceira foto, o Prefeito registra sua passagem pelo Salão de Artes, deixando a sua assinatura no livro de presença que além da sua, recebeu mais, Mil Cento e Vinte e Oito registros. Estamos agora, tendo uma reunião com o Sr. Prefeito para que nos seja repassado recursos financeiros, para executar a segunda Exposição de Artes, do Município de Eirunepé. Na anterior o Prefeito havia viajado e foi muito difícil, para a Coordenadoria organizar, e executar a Exposição, o que só foi conseguido com o desempenho, trabalho e ajuda dos próprios artistas. Desta vez, com a ajuda inestimavel do Prefeito que é um admirador de Artes, esperamos ter um sucesso ainda maior e um trabalho com mais participantes, para homenagear, nossa população, através de nosso trabalho.
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Repetição da saudade
Quando criei este desenho, eu estava viajando na saudade de meu tempo de administrador do Seringal Santa Maria no alto rio Eiru. Tempo em que eu era FELIZ e não sabia. Tempo de muito trabalho, de cansaço físico, de luta quase desigual contra a Natureza, que levava a água do rio, e ficavam expostos os troncos caídos no Inverno, nos fazendo muitas vezes ter de cavar o leito arenoso do rio com um prato esmaltado, em pouco mais de vinte centímetros de água, para tentar proseguir na viagem de atendimento aos seringueiros que me aguardavam anciosos. Tempos de amizade e respeito com os Kurinas, que me ensinaram alguns segredos da Floresta, que tanto me ajudaram a sobreviver em paz e harmonia com o meio ambiente. Me ensinaram a reconhecer costumes e cantos de animais que por vezes eu nem via...só ouvia. Me ensinaram a não estragar nada do que a Selva me oferecia ou podia dar. Matar para comer, questão de sobrevivencia que eles respeitam e cultuam, como parte integrante que são da magestosa Amazônia. Minha saudade irmãos. Meu respeito aos que já se foram, e que viveram sem ver o que a civilização está fazendo de ruim ao querer integra-los a uma Cultura que não é a de vocês, e os usando em benefícios próprios através de Ongs, e entidades de Governo que não os respeitam como nação, como Etnia, talvez por nunca terem tido a sensibilidade de tirar um tempo para conviver com vocês, olhando-os, aprendendo mesmo quando palavras não são ditas, porque carecem de valor. Aprendi com vocês, a superar as maldades de pessoas , que na realidade são meros SIMULACROS de gente de carater e valor moral. Graças e este aprendizado, agora estou me erguendo, saindo de uma traição e de calunias ditas e feitas contra mim, pela unica pessoas no mundo que por justiça, não poderia fazer, pelo bem que eu lhe quis, e pelo coração que lhe entreguei sem reservas , mentiras ou falsidade. A traição, é o mais vil dos sentimentos humanos, a calunia principalmente quando projetada para destruir, aquele que confiou em você, é tão sórdida quanto, mas nem CRISTO escapou desta ação criminosa. Ele perdôou, e eu entrego a ELE, a justiça que meu coração clama por ter.
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
Detalhe da peçonhenta SURUCUCU
COLOCANDO LEGENDA------- As víboras, cobras, serpentes, são dotadas de uma Toxina de alto poder destrutivo, que é injetdo em suas vítimas através de um fino duto que cada presa sua tem, ao contato com o ser mordido. Geralmente são mortais, ou se a vítima escapa, pode ficar com lesões gravissimas que lhe impossibilitarão de continuar sendo normal. Este fato no entanto, acontece porque, seu veneno, embora letal, é uma arma de defesa ou uma maneira de neutralizar a presa que lhe serve de comida. Outros animais dispõem tambem deste recurso de auto defesa. Seres humanos, não vem com esta arma, dotada pela Natureza, mas muitos, usam o seu instinto ruim, a mentira, a ganancia, a calunia e tramam para destruir aqueles que confiarm em si e que só lhes fizeram o bem. São as Víboras de duas pernas.
A mesa dos Artesanatos
Aqui uma visão geral da mesa na qual estavam os trabalhos de artesanato. Infelizmente na foto não se pode ver os trabalhos que estavm na ponta oposta da mesa. Os vasos e suas flores são parte da criação das artistas.
A visita do Sr. Prefeito á Exposição.
Já nas últimas noites o Prefeito que não estava na Cidade, ao chegar nos agraciou com sua honrosa presença. Esta foto registra um grupo de participantes tendo de sua esquerda para a direita, em primeiro plano, o Poeta e Escritor Alfredinho, em seguida um jovem de muito talento que é retratista e usa lapis 6B para suas obras, seu nome: Franklin, em seguida nosso Prefeito ilustre SR. Dissica Tomaz, ao seu lado, estou de boné e por ultimo o pintor e desenhista JAISON. Isto que se vê ao lado é uma grande mesa que estava coberta com várias peças de Artesanato de material variado, incluindo fibras, madeira, papel e barro. Dois nomes de destaque no Artesanado: Myriam e Gesilda
Paisagem -artista DEILON
Mais um trabalho apresentado na Exposição. Desta vez o Artista Deilon mostra uma paisagem onde árvores imensas estão as margens de um igarapé que cruza uma Fazenda de criação de gado bovino haja vista que, existe uma parte com campo [pasto] o que não é normal na nossa região se não for implantado pelo Homem.
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Diversão da molecada no inverno
Na frente de nossa cidade passa o majestoso rio Juruá. Quando as águas sobem no inverno, alaga as terras que ficam entre o rio e as ruas, até porque existe um lago que embora esteja assoreando, imenda suas águas com as que invadem as várzeas, e fica um verdadeiro Mar de àgua doce. Algumas árvores são tão altas que uma grande parte das mesms fica fora da água e então, a meninada transforma isto em um local de diversão muito concorrido por sinal. Adultos também vão escalar os mais altos galhos e de lá transforma-los em tarmpolim.É realmente um banho muito gostoso, e a quelquer hora do dia tem sempre alguém que está lá aproveitando o brinquedo.
Mostra do artista Jaíson
Um rapaz humilde porém muito dedicado as artes, Jaison está atravessando uma fase que evolui muito, e logo por certo será um mestre da pintura. Nascido e criado aqui no Município, ele como todos os ourtros nuncs estudou desenho. Vejam como DEUS foi generoso com nossa terra ao dotar tanta gente de talento.
Trabalhos das crianças das Escolas Municipais
Quando fiz a Exposição de Artes Plásticas, fiz questão de inserir as crianças das Escolas do Município. Fiquei uma semana indo as tardes e manhãs,para cada uma delas e o resultado foi gratificante. Houve uma participação dos pais nas noites do evento, e muitas crianças ficaram gostando de desenhar, e treinando. Quem sabe desta iniciativa não sairá algum mestre em desenho e pintura? Estou torcendo para que isto seja uma realidade. Este Painel é o dos alunos da Escola Fábio Lucena [nome de um grande Senador já falecido.]
Ação por inteiro
Há bem poucos dias postei um detalhe deste belo gavião, agora ele aqui está por inteiro mostrando a forma como captura suas presas que não tem a mínima chance de escapar. Como já foi dito, ele gosta de caçar animais voando. Seu ataque é rápido e muito eficiente, apesar de seu tamanho um tanto grande.
terça-feira, 14 de agosto de 2012
Onça caçando Garças[Artista Deilon]
Um dos quadros apresentados foi esta bonita Onça que conseguiu capturar uma ave. Lamentavelmente, a qualidade das fotos ficarm prejudicadas. Esta obra é do artista DEILON, nascido em um seringal do rio Juruá, hoje residindo em Eirunepé onde tem um Atelier no bairro Santo Antonio.
Onças Pintadas, mãe e filho
Organizei uma exposição de Artes Plásticas no Município e para participar, fiz este quadro em cores, apresentei tambem meus desenhos de Nankin, e o resultado foi bom. Outros artistas da cidade mostraram sua arte e o público compareceu em grande número. nsossa cidade não tem uma tradição de eventos assim, voltados na íntegra para alguma expressão de artes gráficas.Com mais de mil visitantes, podemos nos orgulhar de ter sido aceitos por nossa gente.
domingo, 12 de agosto de 2012
Detalhe do Grande gavião Negro
Esta designação do nome Negro, é que ele quando está pousado, suas penas por cima são da cor negra, embora seu corpo preserve as cores Preto e Cinza Claro, em pequenas manchas como se vê aqui. É o terceiro na escala de tamanhos, perdendo para o Gavião Real [Harpia],e o grande Gavião Pescador. Uma caracteristica sua é que só o vi abater animais em vôo, por varias vezes presenciei seu fulminante ataque, e devo dizer que todos os ataques que vi foram bem sucedidos, tal adestreza e velocidade dele apesar do tamanho. Apesar da crueldade dda ação, é lindo vê-lo em ação. Seu rabo desempenha um papel decisivo nas manobras bruscas e imprevisiveis que executa,
Seringal no tempo da exploração da borracha
Para prestigiar uma exposição de artes Plásticas que realizamos em Outubro de 2011, apresentei este quadro em cores. Mesmo com pintura sou muito detalhista, e o que lamento é que afoto ficou sem nitidez, vou tentar conseguir uma nova foto com mais resolução, embora o quadro já não me pertença mais. Quero fazer um apelo aos visitantes de meu blog: façam comentários, me contem suas opiniões sobre meu trabalho, eu agradecerei imensamente a apreciação de vocês que para mim, é fundamental para o aprimoramento do mesmo..Brasileiros do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, deixem aqui suas impressões, e dêem sugestões para novos trabalhos.. Amigos estrangeiros, além do grande orgulho que me dão visitando este modesto Blog, peço que tambem comentem, se gostaram de conhecer esta maravilhosa terra da maior e mais exuberante floresta do planeta. Eu fico grato.
sábado, 11 de agosto de 2012
SURUCUCU a de veneno mortal
O que este animal tem de beleza, tem também de perigo. Seu veneno é altamente tóxico e seu poder de matar é muito grande. Esta cobra gosta de lugares escuro e cheios de mato, palha, ou basculhos. na época do inverno as grandes águas criam ilhas pequenas nos igapós e nelas ficam vários animais, veados, porcos e outros. Os caboclos então conhecedores da região aproveitam para fazer caçadas lucrativas e rápidas, tem no entanto que tomar muito cuidado, pois lá tambem se refugiam as Cobras e entre elas as Surucucus e Jararacas. Esta última, apesar de ser uma cobra de tamanho médio [até um metro] tem seu veneno tão poderoso quanto a Surucucu que pode chegar aos tres e meio metros de comprimento. É uma temporada de muitos acidentes, pois os nativos não gostam de andar calçados. Alguns desenhos que estou reprisando, estou colocando novos textos com informações mais completas e os estou adicionando porque foram Escaneados e sua gravura ficou mais nítida.
Casa de palafita, um jeito amazonense.
As casas que se situam na parte baixa dos rios, principalmente as que ficam perto da foz dos mesmos, passam uma boa parte do ano com a água em baixo e em toda extensão de sua terra. Nas várzeas a água custa muito a secar, e os caboclos tem que improvvisar lugares para seus animais. Aqui vemos um porco deitado em cima de uma pequena jangada que foi feita de toras de Malva,uma árvore de alto poder de flutuação, e se olharem bem verão o cachorro dentro de uma canoa, é para que ele não defeque dentro da casa. De dentro de casa se pode pescar e existem peixinhos gostosos, Sardinhas, Matapiris e outros que ficam sempre próximo a casa onde sempre caem resíduos de comida, e então com um minúsculo anzol, aqui chamado :anzolim, você pesca enormes quantidades destes peixes. É necessário lembrara que existem muitas Cobras gigantes e que elas arrastam um porco deste tamanho para a água sem sacrifício. O dono casa e seus filhos tem que estar sempre atentos para inibir o ataque, e a perca do animal.
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Urubu Rei com o dorso amarelo
Fiquei tão impressionado quando o vi, que resolvi desenha-lo e colocar as cores, para não esquecer. Vejam que não cuidei de criar um desenho ao fundo, como costumo fazer, na realidade tudo o que eu quis foi registrar este colorido animal e deixar uma pergunta aos estudiosos que acessam este modesto blog: O que causou esta coloração? sei que todos os Urubus Rei que vi, o dorso é branco, então, o que houve? Quando eu viajava nos seringais gerenciando, um deles, existia um ANUM, pequeno pássaro todo preto, em um trecho do Rio que ele era albino: todo branquinho. Durante quatro anos sempre o via naquele território. Eu explicava que era uma anormalidade, que ocorria em quase todas asa espécies. Mas ver um urubu com sua cor normal e apenas o dorso mudado, eu estranhei e até hoje busco uma explicação. Por favor senhores visitantes, se alguém puder esclarecer este fenômeno, entre em contato comigo: conradinhoern.gmail.com. Eu ficarei muito grato e aproveito para pedir que enviem comentários sobre o blog, eu gostaria muito de saber o que pensam,acham de meus desenhos. Sei que conhecem um pouco de mim, e sabem que sou auto-didata, mas sou um sincero admirador da minha região e me revolto em não ver uma política séria de preservação ao meio ambiente, e aos animais
SALVAR A NATUREZA, È DEVER UNIVERSAL, A PATRIA, É O PLANETA!!!
Anta sempre perto da água
Este é o maior mamífero das Americas, Em tempos passados,não muito distantes, elas insidiam em toda a Amarica do Sul, estavam tambem na Amarica Central e chegavam ao sul do México. Agora existem algumas no restinho da mata Atlantica, no Pantanal e na Amazõnia com aparições esporádicas no centro oeste e nordeste. Aqui são duas espécies, a Anta propriamente dita e esta que aparece aqui que é chamada de Anta Rosilha. è um animal de grande porte e pode atingir mais de cento e oitenta quilos. Vive sempre perto da água onde se banha e alimenta. Mergulha com facilidade e pode passar até cinco minutos submersa se estiver ameaçada. Tem o couro muito grosso o que lhe vale como proteção pois se uma Onça Pintada lhe ataca e gruda em sua costa, ela investe para dentro de raizes de Paxiubinha, que são raizes aéreas e cheias de espinhos que rasgam o couro. Ela sai ferida sempre, mas a Onça se não pular antes da desesperada ação por certo pode encontrar a morte. Muito perseguida pelo sabor de sua carne. a Anta está sumindo aos poucos de nossa região. A outra é bem menor e as maiores da espécie chegam a oitenta quilos. Tem a cor cinza escuro.andam nas matas ao dia e a noite quando preferem ir aos Barreiros para se alimentarem de barro salgado..
Festejo Junino em área alagada.
Este pais lindo , grande e eclético por sua formação populacional, tem tambem nos seus costumes, uma grande variedades de Culturas, Festas e Tradições,assim é que no Nordeste, o mes de Junho é inteiraamente dedicado por todos os Estados, as comemorações Religiosas dos dias consagrados aos Santos: Antonio, João e Pedro. Costumam fazer para cada um deles, uma fogueira [aos moldes pagãos antigos, e diante delas muitas brincadeiras e crendiçes são realizadaas. O dia treze de Junho, é o de Santo Antonio, considerado um Santo casamenteiro, é muito festejado pelas meninas moças velhas que esperam um milagre e o tão sonhado casamento. O segundo, São João, é festejado no dia, 24 de junho, e por ser mais ou menos perto do fim do mes, as festanças principais ficam para este dia, e então acontecem as danças de "Quadrilha", costumes ainda preservados do tempo das cortes, quando esta era uma dança de salão nos castelos, e outras que foram se mesclando com costumes indios, africanos, criando uma mistura de culturas e mitologias que só o nosso acolhedor Brasil possui. Uma das mais comuns é o Bumba meu Boi, ocorre em todo o Nordeste e Norte, pois os habitantes desta região na sua grande maioria 90% são oriundos dos migrantes que vieram na época dos seringais, Esperando fazer fortuna nos seringais e sobretudo fuginmdo da grande seca que assolou o Nordeste principalmente o Estado do Ceará, guardam os costumes e tradições com muito zê-lo e carinho. Toda cidadezinha do Norte ou Nordeste, pelo menos tem um boi-Bumbá que passa o mes todo se apresentando nas casas. Raras são as que não tem também uma "Quadrilha", ou outro tipo de dança. Parintins, uma cidade do baixo Amazonas, hoje em dia é referencia mundial, com uma tradicional disputa entre dois bois que dividem a cidade, ao ponto de um torcedor de um boi, não residir em área do "contrário" como chamam os rivais para nem pronunciarem seu nome. Cultuaram esta peleja e hoje a tecnologia, empresta movimentos aos imensos personagens criados depois de exaustivas pesquizas, e abrilhantam as tres noites de festa, que são prestigiadas por autoridades do Estado e do Sul, Sudeste , Centro-Oeste e do próprio Nordeste que se curva ante a magnitude do belo espetáculo. Visto por dezenas de Paises atravás da televisão, Parintins é uma fonte de divulgação do nosso povo, de nossa Cultura e mitologia. Este desenho que trago aqui hoje, tambem mostra uma festa Junina, mas ao invés de pompa,luzes e brilhos, vem a perseverança, a criatividade, e fé destes caboclos que tendo nesta época do ano, todas suas terras alagadas, fazem uma balsa com bananeiras abatidas no dia, e como elas não queimam, em cima dela constroem uma fogueira, acendem e ficam ao seu redor, fazendo as crendices, rezando, soltando fogos de rojão, até a hora de começar um baile dentro de uma das casas que estejam sem água cobrindo o assoalho.È o Espirito de fé, que move montanhas como disse o profeta, que leva estes simplorios caboclos a esta homenagem singela, e inusitada.
Assinar:
Postagens (Atom)